O quê?Como?Porquê?

scooter

O que é uma scooter eléctrica?

É uma scooter semelhante a qualquer outra com a grande diferença de ser um veículo com zero emissões de CO2 munido de uma bateria que recarrega em qualquer tomada de electricidade.

Quanto consome e quantos quilómetros faço?

Consoante o modelo, a cada 100 km, e dependendo sempre das condições em que são realizados, uma scooter eléctrica poderá consumir entre 4 a 9kWh. Para ciclomotores o consumo rondará os 4-5kw ao passo que motociclos consumirão cerca de 5 a 9kWh (9kWh para o modelo Vectrix com pura condução em Auto-Estrada).

Também a autonomia estará sempre dependente do modelo da scooter bem como das condições a que a mesma é sujeita, estando sempre geralmente salvaguardado uma autonomia mínima de 12 a 15km/kWh (condução mais rápida) e uma autonomia máxima de 27-32km/kWh. Numa condução normal, a autonomia ronda os 17-22km/kWh (consoante a condução). De acordo com a capacidade da bateria em kWh, assim se poderá ter uma expectativa da autonomia.

Posso conduzir uma scooter eléctrica comercializada pela FuelFree Motos?

Qualquer titular de carta de condução com categoria A ou A1 está habilitado a conduzir qualquer ciclomotor/motociclo eléctrico.

Aos titulares da carta de condução categoria B, está reservada a possibilidade de conduzir ciclomotores ou motociclos até 125cc ou 11kW de potência, desde que tenham idade igual ou superior a 25 anos. Qualquer uma das soluções da FuelFree Motos não excede os 11kW de potência.

Para idades compreendidas entre 14 e 16 anos é possível a condução de ciclomotores mas apenas com licença especial. A partir dos 16 anos estarão habilitados a tirar a categoria A1, que habilita a condução de motociclos até 125cc ou 11kw.

Tal como qualquer veículo matriculado em Portugal, também estes terão que ter seguro de responsabilidade civil.

O que é melhor para mim?

Um veículo eléctrico não é um veículo a gasolina. Como tal, existem limitações e caberá a cada um, equacionar as vantagens e desvantagens. Para começar, a autonomia da mota tem que estar enquadrada com as suas necessidades. De seguida, terá de optar pelo tipo de mota que pretende: ciclomotor ou motociclo. O ciclomotor é o ideal para pequenos trajectos ou um circuito maioritariamente citadino. Um motociclo já depreende a utilização em circuito urbano com a necessidade de viagens por vias rápidas e/ou auto-estradas.

Depois, deverá ver se temos solução que se enquadre nas suas necessidades, caso contrário, poderá sempre entrar em contacto connosco. No entanto salvaguarda-se que velocidades máximas de 90-110km/h (consoante modelo) e autonomias máximas a rondar os 90-110km/carga (consoante capacidade da bateria) serão sempre o limite máximo que a FuelFree Motos está disposta a comercializar, sendo que para autonomias deste género requerem orçamento pois não será comercializado nenhum modelo com esta configuração. Para velocidades até 110km/h temos o modelo Vectrix em comercialização.

Quais as diferenças para um veículo a gasolina?

A condução destes veículos é diferente de uma scooter a gasolina. Quando se liga a chave, a mota está pronta para andar. Ao circular, verifica-se que são veículos silenciosos, logo são mais difíceis de serem perceptíveis por outros utilizadores das vias públicas.  Por não terem motor mecânico, apresentam sempre o binário máximo, permitindo tirar o máximo rendimento possível do “depósito” de electrões!

Comparativo entre Scooter Eléctrica e Scooter a Gasolina:

Tipo de Scooter

Ciclomotor Eléctrico

Ciclomotor Gasolina

Motociclo Eléctrico

Motociclo Gasolina (125cc/250cc)

Custo Energético/100km

0,60€*

4,20€*

0,85€*

5,40€*

Velocidade máxima

55km/h

60km/h

90-110km/h**

100-120km(h

Autonomia

40-70km**

250-300km

45-85km**

250-300km

Tempo de Abastecimento

4 a 8horas**

2-3minutos

3 a 5 horas**

2-3minutos

Manutenção

Consumíveis (pneus, travões…)

Mudança de Óleo, Filtros, Velas, Consumíveis, etc…

Consumíveis (pneus, travões…)

Mudança de Óleo, Filtros, Velas, Consumíveis, etc…

Custo Ambiental

Zero Emissões

Emissão de Gases e Ruído

Zero Emissões

Emissão de Gases e Ruído

Custo Energético Médio Mensal (250km/semana)

6€/mês*

42€/mês*

8,50€/mês*

54€/mês*

* depende da cotação de mercado (preço médio considerado de 1,65€/litro de gasolina) ou do contrato de fornecimento da electricidade (preço médio considerado de 0,15€/kW. Para bi-horário o preço será metade do indicado)

** depende do modelo

Poderei testar a mota antes de comprar?

Sim, todos os modelos disponíveis para venda, encontram-se disponíveis para test-drive. Contacte-nos para mais informações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s